sexta-feira, 2 de julho de 2010

relato do projeto 'TSPSE'


Florianópolis, 2 de julho de 2010.


Relato do projeto Tecnologias Sociais para Promoção da Saúde na Escola 2010/1


O grupo AME está ritmicamente encontrando as crianças do quinto ano do ‘colégio de Aplicação’ proporcionando momentos alegres a todos contagiando com emoções positivas para uma forma de operar consciente do fluxo energético da teia da vida.

Foram realizados 20 encontros, até 2/7 com previsão de mais dois até o fim do semestre, com as turmas A, B e C. A turma A ficou prejudicada por ser em encontros quinzenais. Vivenciamos atividades como apresentação de teatro, viajem a Laguna, aulas em sala, atividades no pátio da escola e na horta.

Iniciamos com apresentação teatral da peça ‘caleidoscópicas flutuantes multidimensionais’(de autoria própria) para as crianças, seguimos com atividades lúdicas e artísticas relacionadas com a peça. Houve ensaios teatrais, apresentações artísticas, o ‘sarau do bambuzal’, jogos teatrais e musicais, alongamentos, rodas. A intenção foi de aproximar o grupo AME da turma despertando um sentimento de identificação. Seguimos com o tema agricultura, iniciamos o cultivo de plantas na horta do colégio com mudas de ervas como (alecrim, manjericão, erva-snta-maria, alvafaca-anisada) sementes brotadas de girassol, feijão, linhaça e outras. Fizemos um jogo com as ervas e apresentações artísticas relacionadas. Abordamos temas acerca dos ciclos (matéria, água, alimento), da reciclagem , plantas medicinais, artes cênicas, plásticas, musica, poesia e dança.

Utilizamos como metodologia o teatro-aula criando e encenando alguns personagens como Peter Piper (cientista), Quelcher d’el Punt(agricultor artista) e Cekuelurço D’ela Troncha (musico), além de bonecos manipulados (teatro de animação) para auxiliar no processo de aprendizado, também tocamos musica em todas as aulas e incentivamos a expressão espontânea.

Encontramos dificuldades de aproximação e continuidade do trabalho com a turma A pois, a professora achou melhor encontros quinzenais, no próximo semestre faremos encontros semanais. Na turma C encontramos dificuldade de concentração nas atividades e um sentimento de desprezo pelas atividades não terem avaliações formais e atividades específicas para crianças com necessidade especiais. Ao chegar próximo da lua cheia as crianças ficaram mais agitadas, quando iniciou a copa do mundo triplicou a agitação.

No próximo semestre prevemos trabalhar a reciclagem produzindo instrumentos musicais e cênicos, montar uma peça teatral, formar a COM-VIDA, exibir filmes, passear pelo museu do lixo, horto do HU, bosque (planetário) e Çarakura.

Em nossos acervos estão todos os relatos das aulas, fotos, vídeos, roteiro da peça, ementa das oficinas, projeto de extensão, desenho dos alunos, disponíveis para quem tiver interesse (e que participe do comitê de ética). Esperamos implementar uma disciplina extra-curricular no colégio como fruto do projeto e um documentário com a metodologia do grupo.

O grupo AME continua com a peça em cartaz ‘caleidoscópicas flutuantes multidimensionais’ (até agora com 7 apresentações) com propósito de circular nas escolas da região, também está oferecendo oficinas de música e ambiente – percussão corporal e construção de instrumentos reciclados.

Estamos muito contente com o trabalho, a cada dia mais unidos e inspirados a fazer o bem! Muita gratidão a todos que estão cooperando para que este trabalho permaneça na vibração natural do amor, principalmente as crianças pois, já dizia Fernando Pessoa: ‘GRANDE É A POESIA, A BONDADE E AS DANÇAS, MAS O MELHOR DO MUNDO SÃO AS CRIANÇAS’.
PAZ!

Nos encontramos nas terças as 18h no palco do bosque,
Té mais,

Grupo AME.
Alexandre, Pedro, Vinícius, Sanjay, Matheus, Fernanda, Mikhail.

Um comentário:

  1. E ai amigo,
    Fico muito feliz ver você engajado nestes projetos que fazem bem para vc e para toda sociedade!
    Desejo muita sorte e sucesso..

    abs

    clairo
    sm comentários

    ResponderExcluir