sexta-feira, 2 de julho de 2010
Projeto 'Tecnologias Sociais para Promoção da Saúde na Escola'
Resumo do projeto de extensão 'Tecnologias Sociais para Promoção da Saúde na Escola' contemplado pelo edital PROBOLSAUFSC/2010:
O projeto é uma proposta de vivência com a comunidade escolar do colégio Aplicação – professores e alunos das três turmas de quinto ano (4ª série)– acerca da educação ambiental realizado transdisciplinarmente pelo Grupo AME [Arte, Medicina e Educação] de alunos de graduação e mestrado da UFSC e da UDESC dos cursos de engenharia sanitária ambiental, filosofia, psicologia, artes cênicas, música e geografia, além de parceiros convidados, junto com o Núcleo de Educação Ambiental (NEAmb) e o Instituto Çarakura (Içara). O projeto é orientado pelo professor, do Centro Tecnológico da UFSC, Guilherme Farias Cunha com o objetivo de conscientizar sobre riscos ambientais relacionados com a saúde pública e a promoção da saúde através de ações educativas com pedagogia artística popular (teatro, música, dança, plásticas) trabalhando as temáticas da prevenção de vetores das doenças transmissíveis, saneamento básico, poluição, segurança alimentar, higiene pessoal, plantas medicinais, gestão e ciclos da água, do solo e dos resíduos, e ecoalfabetização oferecendo condições para o reconhecimento da própria existência de cada um, afim de religar o humano com a natureza.
Objetivos:
Conscientizar a comunidade sobre os riscos ambientais e sanitários relacionados à saúde pública e acerca da ecologia e da interação do homem com o ambiente.
Promover a saúde integral das pessoas e expandir a qualidade de vida através de ações educativas.
Despertar na criança o sentimento de proteção e preservação do ambiente.
Desenvolver nos participantes habilidades de comunicação, expressão corporal, criatividade e ludicidade.
Implementar e subsidiar na escola uma Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida - COM-VIDA -, propor a Agenda 21 na escola e formar Coletivos Jovens em rede com o REJUMA - Rede da Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade(ferramentas de educação ambiental do MEC).
Resultados Esperados:
Contribuir para a educação das crianças através de práticas que possibilitem uma nova perspectiva da existência envolvida com a arte e com o meio de forma harmônica e sustentável.
Despertar na criança a criatividade e o interesse pelas artes como formas de manifestação.
Dar condições para uma melhor qualidade de vida e contribuir com a saúde ambiental.
Aprimorar nossas competências e habilidades pedagógicas e nossa interação com as artes e o ambiente, possibilitando também aos professores uma nova perspectiva de atuação.
Estabelecer um grupo artístico que atue junto à comunidade através de práticas transdisciplinares conduzidas pela expressão artística.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário